Itatim 13 e 14/06/2017

Itatim

Prosseguindo rumo ao nordeste chegamos ontem, dia 13, em Itatim-BA. A região é cercada por belas montanhas. Já possui mais de uma centena de Vias de escalada.
Na cidade fomos para o Abrigo de Montanha de Itatim. A casa fica quase na Base da Pedra da Toca, onde se pode encontrar mais de 30 vias de escalada, de esportivas a tradicionais.

Morro da Toca

No abrigo nos instalamos em um dos quartos, descarregamos o carro (e como tem coisa nesse carro), depois voltamos na cidade para comprar algumas coisas. Feriado de Santo Antonio e quase tudo fechado.
No fim da tarde chegaram dois escaladores de São Paulo, Marcelo Casamassa e Éssio Gomes e no bate papo descobri que Éssio já havia, por duas vezes, escalado uma via minha, Maria Nebulosa, localizada no Pico da Maria Comprida, uma das maiores vias do Brasil, com mais de 1000 metros.  Foi muito divertido ele nos contar suas altas aventuras  naquela parede. Ele finalmente pode perguntar sobre a placa de aço fixada na parede no meio da via...

Em alguma parada da via Expressa.

Hoje, dia 14, fomos conhecer as escaladas da Pedra da Toca, entramos na Via expressa, uma via com quase 200 metros, 3° IV+. A qualidade da rocha aqui é muito boa, as agarras muito sólidas, tipo bem diferente de rocha que estamos acostumados. Apesar do Sol, o local venta muito, hora faz calor, hora faz sol, bem peculiar o clima da região.






Comentários

Postagens mais visitadas