Itatim 16 e 17/06/2016

Via Toca Raul

Boa noite amigos. Hoje voltamos a atualizar nossa página, depois de uns dias offline. Acabamos de chegar na Chapada Diamantina, mas o que quero contar é sobre a nossa mais nova via conquistada em Itatim.

Morro da Toca - Via Toca Raul


Ontem dia 16/06/2-17 iniciamos a conquista de mais uma Via de Escalada, localizada no Morro da Toca, a direta da Via Foda-se, começa por cima do tanque de captação de água (existem vários em volta da Pedra). Para quem não conhece as montanhas de Itatim, vou contar: tem é muita Pedra e tem muita agarra, e normalmente são grandes. E foi assim a linha que escolhermos: logo no começo tem um pequeno negativo, que é o crux da via, cheio de agarrões. São três enfiadas, alternando proteções fixas e móveis, numa linda parede que mistura tons mais escuros com alaranjados. Ontem conquistamos duas enfiadas de aproximadamente 60 metros cada, mas como estava começando a esquentar, e Cris não estava se sentindo bem por causa de um antibiótico que estava tomando (e que a deixou muito enjoada, até vomitou, ou como se diz por ai, chamou Raul) descemos por volta das 12 horas.

Alex protegendo o lance do crux

Protegendo o crux



Cris chegando na segunda parada

Cris chegando na terceira parada

Hoje dia 17/06/2017, de manha bem cedo voltamos para via, guiei as duas conquistadas ontem e de P2 reiniciamos a conquista. Saindo da segunda parada, tem só um lance mais vertical, depois a Via ficou bem fácil, estiquei mais 60 metros, chamei Cris e depois foram mais uns 15 até o cume. Fiz a parada numa chapeleta que deve ser da via Foda-se, tiramos varias fotos, então montamos o rappel de volta a base. É possível descer caminhando, mas como tínhamos várias coisas penduradas nas enfiadas para baixo, a nossa melhor opção era rapelar.
 OBS: As enfiadas são de 60 metros (do tipo carioca, viu Erika Moribe), mas é possível rapelar com corda de 60 metros, pois a cada trinta sempre tem um grampo de ½”. A graduação da Via não é alta, 4° V E3. A maioria das proteções intermediarias é com chapas Fixe de 10mm, além disso é preciso levar camelots numero: .4, 2 e 3. É possível descer da Morro da Toca por caminhada.
Depois do almoço, tocamos para Lençóis. Hora de descansar.

Primeira parada




Toca Raul: 4° V E3 180 metros
Conquistadores: Alex e Cris Ribeiro
Data da Conquista – 17/06/2017
Local: Morro da Toca, Itatim-BA
Equipamento: 07 costuras, camelots: .4, 2 e 3, fitas longas, uma corda de 60 metros
Duas investidas


Comentários

Unknown disse…
Oi casal querido!! Parabéns pela conquista!!! Vcs somam sempre!! Abraços! Mila.

Postagens mais visitadas